Processo de subconcessão das atividades portuárias lançado nos próximos dias

Nos próximos dias, lançaremos a subconcessão das atividades portuárias”, referiu o governante.

Alcindo Mota disse que o processo está a ser preparado e a entrar na fase final, sem adiantar qual o modelo a seguir – consulta direta ou oferta pública.

Em janeiro, o vice-primeiro ministro Olavo Correia adiantou à Lusa que já tinha sido aprovada uma consulta prévia ao mercado, acerca do interesse na Enapor.

A subconcessão portuária será a terceira privatização do ano.

A primeira consistiu na Oferta Pública de Venda de 27,44% do capital que o Estado detinha na Caixa Económica (um dos maiores bancos do arquipélago), em que a procura ficou a 96% da oferta, rendendo o equivalente a 13,6 milhões de euros para os cofres cabo-verdianos.

O executivo tem ainda em curso a venda da CV Handling, empresa que presta assistência ao transporte aéreo nos sete aeroportos e aeródromos do país.

Criada em 1982, a Enapor aumentou o seu capital social, em 2009, para 1,2 mil milhões de escudos (10,8 milhões de euros), pertencentes na sua totalidade ao Estado de Cabo Verde.

O Governo de Cabo Verde pretende levar a cabo a privatização de nove empresas estatais até final do primeiro semestre de 2025.

Noticias Relacionadas

O Sr.​ Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Dr. Olavo Correia, esteve presente no acto de lançamento da consulta pública para subconcessão dos serviços portuários de Cabo Verde, no passado dia 11 de Março, considerado um passo significativo no sentido de melhorar a eficiência

Foram vários os meios de comunicação que se reuniram em torno de lançamento da primeira fase do concurso de Subconcessão dos Portos de Cabo Verde- Consulta pública - no passado dia 11 de Março. Ali tiveram oportunidade de, em conversa com o Coordenador da Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE), Dr. Sandeney Cabral Fernandes, perceber e divulgar a inciativa governamental de proceder à Subconcessão dos